
ELETRONEUROMIOGRAFIA (ENMG)
A eletromiografia e a eletroneuromiografia (ENMG) representam métodos complementares utilizados na análise e investigação da funcionalidade do sistema nervoso periférico, englobando nervos, músculos e a junção neuromuscular.
Este procedimento, dividido em duas etapas principais, inicia-se com o estudo da condução nervosa, onde breves pulsos elétricos de baixa intensidade são aplicados nos nervos. O objetivo é estimular essas estruturas para registrar e analisar suas respostas.
A segunda fase, a eletromiografia de agulha, emprega finas agulhas inseridas nos músculos para capturar e analisar a atividade elétrica destes. Esse método permite a detecção e a avaliação da severidade de condições afetando as raízes motoras, a medula espinhal e as fibras musculares.
Durante a realização deste exame, diversos testes específicos podem ser conduzidos, direcionados pelo médico para avaliar áreas específicas do corpo. Entre os mais frequentes estão os testes nos membros superiores, membros inferiores, nos quatro membros e na região facial.
A indicação para a realização deste exame é determinada pelo médico assistente, sendo uma ferramenta essencial para auxiliar no diagnóstico e no estabelecimento do tratamento adequado para problemas neurológicos ou musculares identificados.